Servidor de Arquivos

O servidor de arquivos, é uma máquina ligada à rede, cujo objetivo é oferecer um lugar onde os hosts conectado à uma rede possam armazenar os seus dados compartilhados. Assim, qualquer computador ligado à essa rede pode acessar estes dados compartilhados.

O servidor é como se fosse a Máquina Principal, enquanto os demais são chamados de clientes. Os servidores, não realizam cálculos ou executam programas em nomes dos clientes, bom, normalmente não é assim. Vale a pena lembrar, de que embora o nome sejam os mesmos, os servidores de arquivos possuem funções diferentes, dependendo da rede.

Servidor de Arquivos

Além de Armazenar, o servidor ainda protege os dados armazenados

Em alguns casos, eles são usados para armazenamento remoto, backups, compartilhar informações e umas coisas a mais. É interessante destacar, que os servidores possuem modelos conceituais diferentes à respeito de um arquivo. Um belo exemplo disso, são:

  • O servidor pode nomear os registros com uma chave única, permitindo que se realize várias ações com os dados. Mas isso só vale quando ele tem a estrutura dos arquivos.
  • Em contra partida, existe um que não possui essa estrutura, assim ele não pode realizar operações mais complexas. Este só pode ler e escrever o que for armazenado.
  • Ainda existe um modelo, onde a hierarquia é permitida, além de possuir a estrutura dos arquivos. Com isso é possível fazer transferências e operações mais complexas.

O servidor ainda tem uma importante função, pois ele deve proteger o que for armazenado. Isso sem falar, que ele também controla o acesso à estes dados.

Deixe sua opinião “Servidor de Arquivos