O que são servidores dedicados?

Os servidores dedicados são um modelo de hospedagem exclusiva. Isso significa que não há mais de um cliente utilizando a mesma máquina (ou seja, o mesmo servidor) ao mesmo tempo. Os recursos são utilizados somente por um único cliente e o desempenho é superior a um servidor de hospedagem compartilhada.

Servidores dedicados geralmente são indicados para sites que demandam uma alta quantidade de tráfego. Como exemplo, podemos citar um site que recebe aproximadamente 40 mil visitantes diários. O servidor normalmente pode ser operado remotamente e até configurado pelo cliente. Os provedores de hospedagem que oferecem servidores dedicados afirmam que o uso desse tipo de servidor economiza conexão de Internet, sistemas de segurança e todos os custos de administração de rede.

Ao alugar um servidor dedicado, o cliente pode ser obrigado a usar um sistema operacional específico ou, em outros casos, escolher um de sua preferência.

Geralmente, os servidores dedicados fornecem uma quantidade específica de espaço em disco, largura de banda e memória. Algumas empresas, ainda, permitem que os clientes que contratam um servidor dedicado possam praticar revenda de hospedagem a partir desse servidor. E-mail, sistema de nome de domínio e FTP, geralmente, estão incluídos nesses planos e a maioria das empresas fornece uma interface de ótima usabilidade e fácil entendimento.

O que são servidores dedicados?

Em um servidor dedicado, uma mesma máquina nunca é utilizada por mais de um cliente ao mesmo tempo

Manutenção

Na maioria dos casos, a empresa de hospedagem executa grande parte – se não todas elas – das tarefas de manutenção no servidor dedicado, incluindo atualizações do sistema operacional e atualizações dos aplicativos instalados, monitoramento do servidor e aplicações, manutenção de firewall, detecção de intrusão, backups de dados, recuperação de desastres e diversos outros serviços. A empresa de hospedagem também emprega medidas rigorosas de segurança para proteger os dados de seus clientes e cumprir todas as normas de segurança e diretrizes de auditoria.

O que são servidores dedicados?

As tarefas de manutenção em um servidor dedicado são executadas, geralmente, pelo provedor de hospedagem

Benefícios de um servidor dedicado

Os benefícios de um servidor dedicado são inúmeros. Dentre os mais importantes, podemos citar:

  • Confiabilidade;
  • Possibilidade de administração pelo próprio cliente;
  • Flexibilidade de escolha de sistema operacional e sofwares;
  • Armazenamento seguro;
  • Velocidade de transmissão de dados;
  • Alta taxa de uptime.

Custo

Os clientes costumam pagar uma taxa mensal, trimestral ou anual para usar um servidor dedicado, o que pode economizar dinheiro a longo prazo. Um servidor dedicado com as configurações mais básicas costuma gerar um custo de R$ 450,00 mensais, mas esse valor pode variar de uma empresa para outra.

Deixe sua opinião “O que são servidores dedicados?