Hospedagem gratuita vale a pena?

Para que um site possa ser exibido na web e visto por todas as pessoas com acesso à Internet, ele precisa estar hospedado em um servidor. Para isso, existem as empresas de hospedagem. A maioria delas oferece planos pagos, mas também existem algumas opções gratuitas no mercado. No entanto, uma hospedagem gratuita traz consigo uma série de desvantagens. Hoje, vamos discutir alguns pontos e chegar à conclusão se uma hospedagem gratuita vale a pena ou não.

Aparência profissional para seu negócio

Diversas hospedagens gratuitas não permitem que você trabalhe com domínios próprios (exemplo: www.sua-empresa.com.br). Nesses casos, você é obrigado a utilizar um domínio da própria hospedagem (exemplo: www.sua-empresa.hospedagem.com.br). Na maioria das vezes, isso cria a impressão de falta de profissionalismo para o visitante, o que não é nada bom. Estes domínios também são complicados para o cliente gravar.

Hospedagem gratuita vale a pena?

Muitas empresas fornecem serviços de hospedagem gratuitos: será que vale a pena?

Problemas com redirecionamento

Em algum momento, o seu site poderá ultrapassar os recursos oferecidos pelos provedores de hospedagem gratuita. Se você estiver utilizando um domínio da hospedagem e quiser fazer a transição para seu próprio domínio, provavelmente não terá como fazer o upload de um arquivo .htaccess para redirecionar os motores de busca e visitantes para o seu novo espaço na web (seu próprio domínio). Depois de anos, seus esforços serão perdidos e você terá que recomeçar.

Páginas de erro personalizadas

Outro problema com a hospedagem gratuita é que você não será capaz de usar as páginas de erro personalizadas. As páginas de erro são utilizadas pelo servidor para mostrar ao visitante que houve algum tipo de erro. Por exemplo, um erro 404 é mostrado quando uma página não é encontrada. Em um site hospedado gratuitamente, será exibida uma página de erro padrão da própria hospedagem, não fornecendo ao visitante as informações necessárias para auxiliá-lo a encontrar o que estava procurando ou como prosseguir. Um visitante confuso vai simplesmente deixar o site.

Hospedagem gratuita vale a pena?

Em uma hospedagem gratuita, você não tem páginas de erros personalizadas: isso pode confundir e espantar o visitante

O barato pode sair caro

Como você acha que uma empresa que oferece serviço de hospedagem gratuita ganha dinheiro? A resposta é simples: através de publicidade. A maioria das hospedagens gratuitas simplesmente irá inserir anúncios em seu site sem você perceber. O que fazer quando o anúncio exibido for inapropriado para sua audiência? Nesse momento, pode ser tarde demais.

Conclusão

Uma hospedagem gratuita pode ser uma boa saída se você estiver apenas procurando realizar alguns testes, porém, se sua intenção é criar um bom site com aparência profissional e que transmita confiabilidade, hospedagens gratuitas não são para você. Se a ideia é mostrar seu site para o mundo todo, fique longe das hospedagens gratuitas, até porque elas não garantem um bom uptime (tempo que o serviço se mantém disponível) na maioria dos casos. O pequeno investimento que você fará em uma hospedagem paga e de qualidade valerá a pena.

2 Comentários em “Hospedagem gratuita vale a pena?

  • Pequeno Importador (12/02/2017 às 11:15) disse:

    Excelente site

  • Divulgar Blogs (28/08/2015 às 01:48) disse:

    Excelente artigo…realmente a hospedagem de sites grátis é recomendada apenas para aprendizado ou para fazer testes.

Deixe sua opinião “Hospedagem gratuita vale a pena?