Servidores de e-mail

Com o clique de um botão do mouse, você pode enviar um e-mail de um canto do planeta para outro em questão de segundos. A maioria de nós não dá muita atenção a esse processo e não imagina como ele realmente funciona. Como uma mensagem de e-mail percorre sua trajetória de um remetente a um destinatário? A resposta dessa pergunta é simples: servidores de e-mail.

Um servidor de e-mail é um computador dentro de uma rede que funciona como um centro virtual de correspondências. Um servidor de e-mail geralmente consiste em uma área onde são armazenados os e-mails de seus utilizadores, um conjunto de regras definidas que determinam como o servidor deve agir para determinar destino de uma mensagem específica, um banco de dados contendo as contas dos utilizadores e módulos de comunicação que são os componentes que realmente lidam com a transferência de mensagens entre uma conta de e-mail e outra.

Em resumo, um servidor de e-mail é um computador destinado a transmitir mensagens e arquivos para os seus destinos pretendidos.

Servidores de e-mail

O responsável pelo envio e recebimento de mensagens de correio eletrônico é o servidor de e-mail

Tipos de servidores de e-mail

Os servidores de e-mail podem ser dividido em duas categorias principais: servidores de envio (saída) e servidores de recebimento (entrada).

Os servidores de envio (saída) são conhecidos como SMTP (Simple Mail Transfer Protocol – Protocolo Simples de Transferência de E-mail).

Já os servidores de recebimento (entrada) são encontrados em duas variedades principais:

  • POP3 (Post Office Protocol versão 3): protocolo de recebimento que faz o download das mensagens do servidor e armazena as mesmas nos discos rígidos locais dos PCs, não deixando nenhuma cópia no servidor. Essa configuração é indicada para quem acessa os e-mails de apenas um local.
  • IMAP (Internet Message Access Protocol): protocolo de recebimento que faz o download das mensagens para o disco rígido local e mantém cópias no servidor. Essa configuração é ideal para quem precisa acessar os e-mails de mais de um local.
Servidores de e-mail

Os servidores de e-mail são divididos em duas categorias principais: entrada e saída

Muitas pessoas usam clientes de e-mail baseados na web, como Gmail e Yahoo Mail. Aqueles que necessitam de muito mais espaço – especialmente as grandes empresas – muitas vezes tem que investir em seus próprios servidores e para isso precisam de uma maneira de receber e enviar e-mails. Nesses casos, programas como Postfix, Sendmail e Microsoft Exchange são duas das opções mais populares. Esses programas atuam como agentes de transferência de correio (MTA) e possibilitam a criação de servidores de e-mail.

Deixe sua opinião “Servidores de e-mail