O que são servidores virtuais (VPS)?

A maioria dos tipos de hospedagem implica em armazenar arquivos e dados em um servidor instalado em um datacenter. Nessa extremidade, você tem uma hospedagem compartilhada, onde o site fica armazenado em um servidor com milhares de outros sites, e todos eles compartilham recursos.

Na outra ponta, existe a hospedagem dedicada, onde o site é o único alojado em um servidor e todos os recursos são dedicados a ele. Os servidores virtuais privados (VPS) estão entre essas duas extremidades.

Como os servidores virtuais privados funcionam?

Quando colocamos “servidor” e “virtual” juntos, temos um ambiente que emula um servidor criado por um software. Essa emulação permite que um servidor virtual exista dentro de um servidor físico, dando-lhe um espaço privado, separado dos outros sites desse servidor. O servidor virtual privado é executado em um sistema operacional próprio, distinto daquele em que o servidor físico é executado. Isto também é chamado de particionamento. Assim, enquanto tecnicamente o site está em um servidor compartilhado, o ambiente virtual privado fornece a ele alguns dos benefícios de um servidor dedicado.

Se hospedagem compartilhada é como viver em um apartamento, a hospedagem em VPS é como ter um edifício de apartamento só para você. Outros moradores ainda ocupam espaços em todo o complexo, mas você tem mais privacidade, mais espaço e mais recursos, reservados exclusivamente para o seu uso. Seu espaço foi dividido a partir do resto do espaço maior e seus moradores. A hospedagem em um servidor virtual privado pode ser o melhor dos mundos, dependendo das necessidades do seu site.

O que são servidores virtuais (VPS)?

O ambiente virtual VPS fornece ao cliente os benefícios de um servidor dedicado por um preço bem menor

Benefícios de um servidor virtual privado

Dependendo do provedor de hospedagem, você poderá ter um custo parecido com o de uma hospedagem compartilhada e, ao mesmo tempo, receber alguns benefícios mais frequentemente disponíveis em uma hospedagem dedicada. Alguns dos benefícios da hospedagem em VPS incluem:

  • Maior nível de segurança e privacidade do que aquele oferecido pela hospedagem compartilhada;
  • Capacidade de reiniciar o servidor virtual privado, quando necessário, sem afetar outros sites alojados no servidor físico;
  • Capacidade de acessar o servidor para instalar softwares;
  • O provedor de hospedagem realiza toda a manutenção no hardware;
  • Você pode escolher o sistema operacional que deseja usar;
  • Capacidade para hospedar vários sites no mesmo servidor virtual privado;
  • Capacidade de personalizar configurações de firewall.
O que são servidores virtuais (VPS)?

Os servidores virtuais oferecem mais segurança se comparados às hospedagens compartilhadas

Com alguns custos adicionais, você também pode ser capaz de adicionar recursos como mais espaço em disco, largura de banda ou memória RAM. Esses recursos adicionais também podem estar disponíveis na forma de upgrade de plano.

Custo

A média de custo de um servidor virtual privado é de R$ 60,00 mensais. Esse valor refere-se aos planos mais básicos, podendo sofrer alterações dependendo do provedor de hospedagem.

Deixe sua opinião “O que são servidores virtuais (VPS)?