O que são servidores de hospedagem

Existem servidores criados especialmente para armazenar arquivos de modo que estes fiquem disponíveis para ser acessados através da Internet. Esses são os chamados servidores de hospedagem.

Em sua maioria, os servidores de hospedagem são frequentemente utilizados para hospedar websites, porém, também pode servir para armazenar arquivos, imagens, jogos e conteúdos similares.

Há vários tipos de servidores de hospedagem. Os mais comumente encontrados são:

  • Servidores compartilhados;
  • Servidores dedicados;
  • Servidores VPS;
  • Servidores na nuvem.

Servidores Compartilhados

Os servidores compartilhados são utilizados por diversos clientes. Quando um servidor é compartilhado entre muitos clientes, ele pode apresentar lentidão ou maior índice de downtime, devido às inúmeras solicitações que recebe. O downtime denomina o período em que um servidor fica fora de atividade. Assim, os sites e/ou os arquivos se tornam inacessíveis durante o período de downtime.

Servidores Dedicados e Virtuais

Servidor de Hospedagem

Servidores VPS: clientes podem ter partições diferentes na mesma máquina

Os servidores VPS podem ser classificados como um passo intermediário entre os compartilhados e os dedicados. Embora mais de um cliente utilize a mesma máquina, para cada um deles, é criada uma partição diferente. Cada cliente pode ter sistemas operacionais e softwares distintos.

Já os servidores dedicados são exclusivos e não há mais de um cliente utilizando a mesma máquina ao mesmo tempo. Eles são mais indicados para websites que recebem um número muito grande de visitas e para aplicações maiores, onde as necessidades de hospedagem do proprietário sejam mais amplas e exijam mais controle e largura de banda.

Nuvem

Os servidores na nuvem, embora sejam parecidos com os servidores compartilhados, contam com uma grande vantagem: escalabilidade. Isso significa que há várias máquinas “em fila” funcionando ao mesmo tempo, atuando como um servidor de proporções imensas, e sempre que o cliente precisar de mais espaço, o volume pode ser alocado imediatamente.

Mediante o pagamento de uma taxa mensal por um serviço de hospedagem, as empresas podem colher os benefícios de ter uma infraestrutura de TI completa, sem todos os custos associados à montagem e manutenção de equipamentos, treinamento de pessoal e atualizações. Existem, no entanto, servidores de hospedagem gratuitos, porém, corre-se o risco de obter um menor índice de uptime (que é o oposto de downtime). Além disso, as empresas nem sempre encontram todos os recursos e funcionalidades que precisam em um servidor de hospedagem gratuito.

Ter um servidor próprio implica em uma série de custos: compra de hardware, instalação, medidas de segurança e redundância adequadas e a contratação de uma equipe de TI qualificada, em tempo integral, para assegurar o seu funcionamento contínuo. Todos esses custos, muitas vezes, estão além das capacidades financeiras de empresas de pequeno porte. Por isso, a contratação de um servidor de hospedagem é a melhor solução nesses casos.

Servidor de Hospedagem

Contratar um servidor de hospedagem é a melhor opção para empresas de pequeno porte

Com o auxílio de um servidor de hospedagem, as empresas eliminam a necessidade de manter tantos recursos locais e não precisam se preocupar com a solução de problemas em momentos de crise. O serviço de hospedagem cuida de tudo para garantir que o servidor esteja sempre disponível para atender às necessidades da empresa sempre que for preciso.

Deixe sua opinião “O que são servidores de hospedagem