Host x Hospedagem

Os termos utilizados em TI, muitas vezes, podem parecer bichos de 7 cabeças, o que acaba confundindo e assustando o usuário, mas as coisas não são tão complicadas assim e o conceito de muitos desses termos é bastante simples de entender. Alguns termos possuem significados com diferenças sutis; já outros, significam coisas completamente diferentes. Hoje, vamos entender o que é, como funciona e abordar as diferenças entre host e hospedagem.

Host

Host (também chamado de hospedeiro) é um termo utilizado para designar dispositivos conectados à Internet que enviam e transferem dados e oferecem recursos, serviços e informações. Esses dispositivos podem ser servidores, computadores de uso pessoal, roteadores, smartphones e estações de trabalho, por exemplo. Em resumo, todo dispositivo conectado à Internet é um host.

Todo host tem um endereço IP atrelado a ele. Esse endereço IP funciona como a identificação do dispositivo, como se fosse o RG do host, ou seja, é sempre um endereço único. Nenhum host, no mundo todo, pode ter endereços IP idênticos.

Vale lembrar que host não pode ser confundido com domínio. O domínio serve para relacionar nomes a endereços IP, fazendo com que o host possa ser memorizado com mais facilidade. É muito mais fácil decorar www.gratishospedagem.com.br do que seu endereço IP, que seria uma sequência de números, por exemplo, 67.215.21.192). Nesse caso, www.gratishospedagem.com.br é o domínio e 67.215.21.192 é o IP do host.

Host x Hospedagem

Host é todo dispositivo conectado à Internet

Comparando com uma Cédula de Identidade, podemos dizer que o IP é o número do RG e o domínio é o nome do portador – a única diferença é que na vida real podem existir pessoas com o mesmo nome, enquanto na Internet não podem existir domínios com o mesmo nome.

Hospedagem

A hospedagem, por sua vez, é um serviço que possibilita o armazenamento de informações e dados. Tudo que está armazenado na hospedagem é acessado ou exibido por um host através da Internet.

Muitas pessoas confundem host com hospedagem por um simples motivo: os computadores (servidores, mencionados anteriormente) que armazenam as informações dos clientes que contratam determinada hospedagem são hosts, já que estão conectados à Internet enviando e transferindo dados. No entanto, o serviço em si é chamado de hospedagem.

Host x Hospedagem

Hospedagem é o serviço que possibilita o armazenamento de arquivos em hosts (servidores)

Resumindo, o que aprendemos nesse post foi:

  • Host é qualquer dispositivo conectado à Internet que também pode ser chamado de hospedeiro;
  • IP é a identificação desse dispositivo – uma sequência de números sempre única;
  • Domínio é o nome que “traduz” os números de um IP em palavras para melhor memorização;
  • Hospedagem é um serviço prestado por empresas que permite que os clientes armazenem dados e informações nos hosts (servidores) dessas empresas.

Deixe sua opinião “Host x Hospedagem