FTP

FTP ou File Transfer Protocol (Protocolo de transferência de arquivos, em português) é uma das maneiras mais comuns, simples e eficientes de se transferir arquivos, muito utilizada para a área de web. Esta sigla pode se referir tanto ao protocolo em si, quanto ao programa que fará as transferências, conhecido como Servidor ftp.

Basicamente, a transferência de arquivos se dá entre dois servidores. De um lado, um cliente (que solicita a conexão para a transferência de dados) e um servidor (que recebe a solicitação de transferência). Utilizando softwares específicos, é possível selecionar quais arquivos devem ser enviados ou recebidos do servidor remoto. A conexão é feita por meio de usuário e senha, bem como um servidor ou IP.

Em muitos casos, os softwares para conexão FTP têm interface mais amigáveis e facilitam a conexão. mas também é possível utilizar linhas de comando para conectar com seu servidor FTP. Por exemplo, em um navegador de itnernet, ou mesmo no seu Windows Explorer, digite as linhas na barra de endereço para ter acesso ao ftp.

FileZilla

FileZilla

; ftp:// [username]: [password] @ [servidor]

Programas de FTP

Existem diversos programas no mercado para cliente FTP. No geral, o próprio Windows Explorer funcionará bem para funções básicas de transferências de arquivos, mas para algo mais específico, o programa mais popular se chama FileZilla. filezilla-project.org para mais informações. Outra opção interessante é a extensão para Firefox Fire FTP.

Deixe sua opinião “FTP