Como criar um site

Nesse tutorial, vamos ensinar passo-a-passo como criar um site sem ter que tocar em uma linha de código. O objetivo é ajudar a todos – desde blogueiros até empreendedores.

Escolha sua plataforma

Em 2015, os sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) como o WordPress tornam a criação de um site acessível a todos. Essa é a plataforma que iremos utilizar nesse tutorial, mas existem outras opções, como Joomla e Drupal. Você pode escolher a que melhor atende suas necessidades.

Escolha um nome de domínio e um provedor de hospedagem

O nome de domínio é o seu endereço na web (exemplo: www.meu-site.com.br). Você deve escolher com cuidado e pensar em algo que reflita exatamente o seu negócio. Não importa se você é uma pequena empresa ou um artesão. Lembre-se que deve ser um endereço fácil de memorizar. Opte pelas extensões mais comuns, como .com e .com.br.

O provedor de hospedagem será o responsável por colocar o seu site online. Para facilitar, você pode registrar o seu domínio com a mesma empresa que optar para cuidar da hospedagem do site. Essas instruções estarão claras no site da hospedagem escolhida.

Como criar um site

Após configurar domínio e hospedagem, é hora de iniciar a criação do site

Instalando o WordPress

Atualmente, a maioria das hospedagens oferecem a instalação do WordPress através de um clique. Isso significa que você só precisa acessar o Painel de Controle do seu provedor de hospedagem, encontrar a opção de instalação do WordPress e deixar que o instalador automático faça todo o trabalho por você.

Escolhendo um tema para seu site

Após instalar o WordPress, você verá o seu site com um tema básico, como na imagem abaixo.

Como criar um site

Layout padrão do WordPress

Apesar de ser clean e funcional, você não quer que seu site se parece com todos os outros sites, certo? É agora que começa a parte divertida.

Faça o login em sua Dashboard através do endereço www.seu-site.com.br/wp-admin (substitua seu-site.com.br pelo seu domínio). No menu localizado do lado esquerdo, clique em Apresentação e, em seguida, em Temas.

Como criar um site

Escolha um tema gratuito entre as centenas disponíveis

Como podemos ver acima, instalar um novo tema no WordPress é muito fácil. Há diversas opções gratuitas. Procure até encontrar o tema que você deseja e então clique em Instalar e, depois Ativar.

Adicionando conteúdo e criando páginas

Com o seu tema instalado, você está pronto para começar a inserir conteúdo no seu site. Vamos falar sobre os itens básicos.

Criando novas páginas

No menu, vá em Páginas > Nova página. Agora, você verá uma página com campos autoexplicativos, talvez, parecida com o que você está acostumado a ver no Word. Adicione um título, textos, imagens, links e faça sua página ficar como você imagina. Depois, salve quando você terminar.

Adicionando uma página ao menu

Após criar sua página, é hora de adicioná-la ao menu do site. Vá em Apresentação > Menus. Encontre a página que você acabou de criar e adicione-a ao menu marcando o checkbox e clicando em “Adicionar ao menu”. Em seguida, salve.

Como criar um site

Adicionar uma página criada ao menu é muito simples

Adicionando posts

Se você pretende ter uma área de blog em seu site, você pode fazer isso utilizando diferentes categorias e artigos. Vá em Artigos > Novo artigo. A tela é muito parecida com a de nova página. Adicione seu conteúdo e salve.

Mudando o título e a descrição de seu site

Vá em Opções > Geral. Nessa tela, você poderá mudar o título do seu site e também a descrição. Procure escrever algo que seja útil aos mecanismos de busca, mas ao mesmo tempo, escrito para pessoas de verdade. Em seguida, é só salvar.

Desabilitando comentários

Se você está criando um site institucional, provavelmente não irá querer que as páginas recebam comentários. Para isso, vá em Opções > Discussão e desmarque a opção “Permitir comentários em novos artigos”.

Como criar um site

Você pode desabilitar os comentários em suas páginas e posts

Definindo uma página inicial

Você pode criar uma página falando sobre o que é seu site ou mostrando os principais serviços de sua empresa e querer destacá-la, exibindo-a assim que o visitante acessa o site. Para isso, vá em Opções > Leitura. Escolha uma página estática que você criou. “Página inicial” denota a sua home page. “Página de artigos” é a primeira página do seu blog (se todo o seu site não for um blog).

Como criar um site

Defina uma página inicial para seu site ou blog

Instalando plugins para deixar seu site mais interessante

Um plugin é uma extensão criada para expandir as capacidades básicas do WordPress, adicionando recursos e funcionalidades ao seu site. Você pode utilizar plugins para fazer praticamente tudo, desde galerias de fotos e formulários de contatos até otimização de SEO. Vá em Plugins > Adicionar novo. Nessa tela, você visualizará os plugins em destaque do WordPress, mas você também pode utilizar a barra de busca superior para pesquisar plugins. Após encontrá-lo, basta instalar e ativar (assim como você fez com o tema). As instruções para cada plugin são únicas e devem ser obtidas na documentação de cada plugin.

Como criar um site

Os plugins do WordPress são robustos e diversos

Atualmente, há mais de 25 mil plugins gratuitos para WordPress, então, você conseguirá fazer praticamente o que quiser com o seu site.

Parabéns! Seu site está pronto!

Se você seguiu os passos deste tutorial, você já deve ter um site WordPress totalmente funcional! Não foi tão difícil, foi? Esperamos que você tenha achado esse tutorial útil, mas se você tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda com um dos passos que destacamos, é só deixar um comentário pedindo orientação e ficaremos felizes em ajudar.

Deixe sua opinião “Como criar um site