Vantagens e desvantagens de hospedar um site no Brasil

Hospedar um site, é mantê-lo on line para que pessoas do mundo inteiro possam acessá-lo através da web. Para isso, é preciso utilizar deste serviço com um servidor onde serão guardados vídeos, imagens, informações e todo conteúdo de seu site que ou que queira compartilhar na web. Como manter todo este aparato em casa ou na empresa pode ser muito caro, existem provedores de hospedagem de sites que disponibilizam espaços em seus servidores e conexão à internet a estes dados aos seus clientes.

Basicamente, existem seis tipos de hospedagens de sites: partilhada, gratuita, revenda, dedicado, co-location e servidor virtual. Além disso, é preciso decidir onde hospedar seu site, se no Brasil ou no exterior. Observe que estamos a falar aqui da localização física do servidor e não da empresa, uma vez que várias empresas que vendem hospedagem de site no Brasil têm seus servidores em outros países.

Vantagens de se hospedar um site no Brasil

Basicamente a diferença entre hospedar um site no exterior ou no Brasil é o tempo de resposta que esse site vai ter. Ou seja, ao entrarmos em um site, é preciso esperar um tempo para que ele seja carregado completamente pelo seu navegador, o tempo que o site demora para ser carregado se deve ao tempo de acesso, também chamado de latência, que o site tem antes de começar os downloads dos dados. Neste caso, o download de dados depende pouco da distancia do servidor, mas o tempo de acesso varia de acordo com a localização da hospedagem do site.

Servidores

Servidores

Para os sites de e-commerce principalmente esta diferença se acentua mais ainda, o que significa perda de transações comerciais. Caso seja um blog com poucos acessos por dia, a diferença não é tão grande, se comparada aos e-commerces. Sendo assim, especialista recomendam investir na hospedagem aqui mesmo no Brasil vale a pena, quando se busca disponibilidade e um tempo de resposta menor para o acesso ao site.

Hospedagem no exterior pode trazer alguns problemas por se tratar de uma outra língua, por exemplo, o que garante às empresas brasileiras mais um ponto à frente na concorrência. Por ser mais perto, as questões de técnica e resoluções de problemas cotidianos podem ser mais fáceis de serem resolvidas.

Por que hospedar no exterior?

Muitas pessoas ou empresas ainda hospedam seus sites no exterior. O motivo principal é o fato do preço mais em conta, o que ganha disparado em relação às empresas nacionais. A mão de obra e a prestação de serviço nos Estados Unidos, por exemplo, também emprega mão de obra especializada, gerando mais qualidade no serviço prestado.

Deixe sua opinião “Vantagens e desvantagens de hospedar um site no Brasil