Porque Hospedagem é Grátis?

Vemos uma variedade de hospedagens gratuitas ultimamente, mas cada uma traz características próprias, muitas das vezes sendo bem difícil de comparar entre uma e outra. Decidir qual delas depende muito da necessidade e interesses do projeto que será hospedado em um servidor gratuito. Mas será que ele é mesmo gratuito? Se há custos para manter o servidor funcionando, como pode mesmo haver uma hospedagem gratuita e de qualidade?

Quem paga a hospedagem?

A primeira maneira de custear uma hospedagem gratuita é colocando anúncios obrigatórios nos sites hospedados naquele servidor, seja através de blocos no próprio site, ou de pop up / pop unders. Como o servidor é abarrotado de sites que geram um número razoável de impressões de anúncios, os custos de manutenção podem ser supridos por esta publicidade obrigatória.

A outra alternativa é apenas de investimento futuro e propaganda. Além dos servidores superlotados, existem uma série de restrições em hospedagens gratuitas. Pode chegar em um momento que o cliente gratuito queira um pouco mais de liberdade, fazendo um upgrade para um plano pago. Nesse caso, a empresa consegue ganhar o cliente.

As razões de uma hospedagem grátis

A primeira delas é o aprendizado. Se se está começando no ramo, porque gastar um bom dinheiro com hospedagens gratuitas? É mais interessante aprender em algo sem custos e, uma vez compreendido o que se deve fazer, já com um pouco mais de conhecimento, passas-se a um host pago.

Outro ponto interessante, é que hospedagens grátis podem auxiliar em projetos temporários, como um site que será descartado depois ou que terá apenas um propósito muito específico. Nesse caso, investir dinheiro em hospedagem pode ser besteira.

E os nomes de domínios?

Este é outro ponto interessante. Domínios tem um custo anual de, em média 30 reais. E as hospedagens gratuitas não oferecem apenas o serviço de hospedagem, oferecem também domínios subdomínios para seus clientes. É claro que estes domínios são difíceis de gravar e mais uma vez a empresa de hospedagem gratuita tem a possibilidade de vender um produto a seu cliente grátis, cobrindo os custos de manutenção os servidores.

Deixe sua opinião “Porque Hospedagem é Grátis?