O que é Hospedagem?

Apesar de estarmos em um momento onde a Internet é uma ferramenta muito conhecida e utilizada por uma enorme parcela da população, alguns termos referentes a ela ainda são desconhecidos ou subentendidos por seus usuários.

Hospedagem é um destes termos. Vamos explicar o que é a hospedagem, para que serve e como funciona:

Quando alguém decide criar um site, a primeira providência que é tomada é a escolha do conteúdo e aparência do deste site. Depois de feita esta decisão, é preciso descobrir uma maneira de colocar o site “no ar”. É nesta etapa que entram as empresas que trabalham com serviços de hospedagem. O trabalho delas é basicamente realizar a manutenção do seu site na internet, impedindo que ele fique indisponível ou com instabilidades para os usuários. Além disso, cada tipo de hospedagem oferecer serviços diferenciados para cada tipo de site.

Por exemplo: se o site que você quer criar vai permitir interações entre os usuários, a hospedagem que você contratar precisará oferecer serviços de bancos de dados, para que estas informações não se percam nem sejam hackeadas. Se você pretende criar um fórum para que seus leitores discutam assuntos relacionados ao seu site, é preciso suporte para isto também.

Existem diversas empresas que oferecem serviços de hospedagem, desde as gratuitas (com suporte mais básico) às pagas, sendo que existem diversos valores disponíveis no mercado, geralmente o aumento do preço também acompanha o aumento da qualidade.

Faça uma pesquisa minuciosa dos serviços de hospedagens disponíveis e escolha o que for mais vantajoso para o site que você quer criar. Boa sorte!

Deixe sua opinião “O que é Hospedagem?