O que é DNS?

Se você é do tipo de pessoa que gosta do assunto Internet, redes ou coisas do tipo, com certeza já ouviu falar de DNS. Mas o que seria isso? Pra que isso serve? Hoje eu estarei trazendo a resposta dessas perguntas para vocês.

DNS

O DNS traduz a URL para IP

O que é DNS?

O DNS significa Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios), e funciona como uma espécie de tradutor. Mas o que ele traduz? Ele traduz os endereçoes IP para URL ou nomes de domínios. É graças a ele que você pode digitar lá no seu navegador www.qualquercoisa.com e conseguir chegar ao site desejado.

Bom, basicamente existem duas formas de se acessar algum site, que seria o já conhecido www.algumacoisa.com ou digitar um endereço IP. Para evitar que você tenha que ficar digitando uma sequencia de números toda vez que for acessar algum site foi inventado o DNS.

Ele faz o trabalho pesado de traduzir as palavras que compõem a URL para chegar no IP desejado. Cada servidor possui um endereço IP único, dessa forma não é possível existir dois sites diferentes com a mesma URL.

.Com e .BR

Se eu digito no navegador: www.facebook.com e www.facebook.com.br a página de login do Facebook irá aparecer. Isso quer dizer que o DNS está me levando para o mesmo IP?

Não, nesse caso o que acontece é que uma página sempre irá redirecionar para outra. Um exemplo disso é o baixaki, que quando você digita www.baixaki.com, o que irá aparecer no navegador será sempre o final com o .br.

E quem gerencia isso tudo?

A ICANN é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha arduamente para que todos os sites registrados na internet continuem funcionando corretamente.

Deixe sua opinião “O que é DNS?