Como funcionam as hospedagens de sites

Hospedar um website é um procedimento bastante simples. Esse artigo fornece uma introdução simples à hospedagem de sites e explica as diferentes etapas necessárias para colocar o seu site na Internet.

Entendendo Endereços IP

Vários computadores conectados juntos no mesmo local é conhecido como uma rede de área local, ou LAN. Várias LANs conectadas através de conexões remotas são conhecidas como um Wide Area Network, ou WAN. Em termos simples, a Internet é essencialmente uma coleção de WANs interligadas.

Tal como acontece com qualquer rede, tudo na Internet precisa ter sua própria identidade. Isto é feito através de endereços IP. Um endereço IP é composto por quatro blocos numéricos, cada um de 1 a 255, separados por pontos (por exemplo, 209.240.146.143).

Hospedando seu site

Provedores de hospedagem possuem uma gama de endereços IP. Ao contratar um plano de hospedagem, você recebe o seu endereço IP exclusivo dentro desta faixa. O seu endereço IP corresponde à sua própria área de hospedagem pública. Nesta fase, o seu serviço de hospedagem encontra-se totalmente funcional. No entanto, fornecer um endereço IP como sua URL não é a melhor opção. Aí entram os nomes de domínio.

Como funcionam as hospedagens de sites

Os nomes de domínio “traduzem” um endereço IP e fazem com que seu site seja fácil de memorizar

Domínios e subdomínios

Quando você tem um serviço de hospedagem em que pode determinar seu domínio próprio (exemplo: www.empresa-xyz.com.br), esse domínio deve ser associado ao seu endereço de IP. Assim, ao acessar o nome do domínio, será buscado o IP e o site se tornará acessível. Subdomínios (exemplo blog.empresa-xyz.com.br) estão sob a autoridade do domínio principal. Os nomes de domínio estão em domínio público, por isso, precisam ser registrados de forma independente.

Registrando seu nome de domínio

Ao registrar um nome de domínio, você compra o direito de usar o nome por um período especificado. Os nomes de domínio podem atualmente ser registrados de 1 a 10 anos. Sua posse deve ser renovada antes de expirar o prazo, ou o nome de domínio será novamente colocado à disposição do público.

Os nomes de domínio incluem uma entrada DNS (Domain Name System), onde é possível especificar a localização dos servidores que deverão “traduzir” o IP em um nome. As entradas DNS, portanto, devem apontar para os servidores de nome de sua hospedagem.

Como funcionam as hospedagens de sites

As entradas DNS apontam para os servidores de nome de sua hospedagem

Você não é obrigado a registrar seu nome de domínio e hospedar seu web site através do mesmo fornecedor. Basta entrar em contato com seu provedor de hospedagem para obter os endereços de seus servidores de nome (exemplos: ns1.hospedagem-abc.com e ns2.hospedagem-abc.com) e digitar essas informações em suas entradas DNS do registro. As mudanças de DNS geralmente levam 24-48 horas para surtirem efeito.

Conclusão

Esperamos que essa visão geral de hospedagem, endereços IP, nomes de domínio e DNS possam esclarecer suas dúvidas sobre como a hospedagem de um site funciona. Se você ainda tem dúvidas, deixe um comentário e ficaremos felizes em ajudar.

Deixe sua opinião “Como funcionam as hospedagens de sites